A psicopedagogia é muito conhecida por pais e professores, pois geralmente é mais procurada por crianças e adolescentes em idade escolar e que geralmente apresentam alguma dificuldade de aprendizagem. Porém a psicopedagogia é endereçada também a pessoas de todas as faixas etárias e que tem interesse em aperfeiçoar o próprio processo de aprendizagem.
Dessa forma, é também indicada para adultos, que apresentam ou não dificuldades para aprender.
Dentre os benefícios que a psicopedagogia traz para o adulto, destacam-se:
Autoconhecimento
Por meio da intervenção psicopedagógica o adulto irá conhecer melhor sobre seu próprio processo de aprendizagem (estilos e modalidades de aprendizagem).
Superação das dificuldades de aprendizagem
Um dos objetivos da psicopedagogia é estabelecer condições necessárias para que a aprendizagem ocorra. Nesse caso, após o diagnóstico, é elaborado um plano de ação para adequação sujeito-ambiente-objeto da aprendizagem.
TDAH, dislexia, discalculia, dislalia, disortografia, déficit de atenção são algumas dificuldades abordadas pela psicopedagogia.
Melhora do desempenho profissional e acadêmico
Estudantes de pós-graduação, graduação, vestibulandos, concurseiros e profissionais que lidam com uma vasta gama de informações e transformações encontram na psicopedagogia estratégias para melhor retenção, compreensão e produção de conhecimentos.
Correção das falhas da escolarização inicial
A infância e adolescência são fases nas quais muitas habilidades são desenvolvidas e é na escola que muitas delas são trabalhadas. Porém, devido a diversos fatores, nem sempre essas habilidades são plenamente desenvolvidas e a psicopedagogia pode ajudar o sujeito a resgatá-las. Destacam-se:
- leitura e escrita
- capacidade de trabalhar em grupo
- expressão oral e escrita
- interpretação de textos