Menu Close

Psicopedagogia para Adultos

A psicopedagogia é muito conhecida por pais e professores, pois geralmente é mais procurada por crianças e adolescentes em idade escolar e que geralmente apresentam alguma dificuldade de aprendizagem. Porém a psicopedagogia é endereçada também a pessoas de todas as faixas etárias e que tem interesse em aperfeiçoar o próprio processo de aprendizagem.

Dessa forma, é também indicada para adultos, que apresentam ou não dificuldades para aprender.

Dentre os benefícios que a psicopedagogia traz para o adulto, destacam-se:

Autoconhecimento

Por meio da intervenção psicopedagógica o adulto irá conhecer melhor sobre seu próprio processo de aprendizagem (estilos e modalidades de aprendizagem).

Superação das dificuldades de aprendizagem

Um dos objetivos da psicopedagogia é estabelecer condições necessárias para que a aprendizagem ocorra. Nesse caso, após o diagnóstico, é elaborado um plano de ação para adequação sujeito-ambiente-objeto da aprendizagem.

TDAH, dislexia, discalculia, dislalia, disortografia, déficit de atenção são algumas dificuldades abordadas pela psicopedagogia.

Melhora do desempenho profissional e acadêmico

Estudantes de pós-graduação, graduação, vestibulandos, concurseiros e profissionais que lidam com uma vasta gama de informações e transformações encontram na psicopedagogia estratégias para melhor retenção, compreensão e produção de conhecimentos.

Correção das falhas da escolarização inicial

A infância e adolescência são fases nas quais muitas habilidades são desenvolvidas e é na escola que muitas delas são trabalhadas. Porém, devido a diversos fatores, nem sempre essas habilidades são plenamente desenvolvidas e a psicopedagogia pode ajudar o sujeito a resgatá-las. Destacam-se:

  • leitura e escrita
  • capacidade de trabalhar em grupo
  • expressão oral e escrita
  • interpretação de textos
Sem classificação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *